domingo, 22 de agosto de 2010

Contrastre Parte 1

Fiquei doido quando li isto nas escrituras, já faz muito tempo que li o novo testamento mas agora nessa nova leitura tenho percebido coisas que dantes não percebera, e cuja percepção se torna necessário o seu post, além disso é uma denuncia necessária.

Desse tempo para cá, a palavra não mudou, o que está escrito continua como antes , mas o tempo que gera amadurecimento faz você ver coisas que antes não via nas escrituras e claro, a palavra de Deus se renova em nossas vidas na proporção que crescemos em graça e conhecimento. Que você seja agraciado na medida em que adquire este conhecimento da Palavra.

Em 2Co no capitulo 8 o Apostolo Paulo incentiva a contribuição, mas o que ele prega é algo muito diferente do que é pregado em nossos dias de hoje. Vou procurar pegar os pontos principais, pois é muita informação e, por favor, não se escandalize caso se depare com uma realidade totalmente diferente de hoje.

O cenário aqui é de Paulo pedindo aos irmãos da igreja de Coríntios que se organizem para mandar doações, ofertas de todo tipo aos cristãos em Jerusalém que estavam passando necessidade cujo causa não nos convém falarmos agora, mas essas ofertas partiram da própria iniciativa dos Coríntios no ano anterior da parte de Tito, e ele agora estava sendo recomendado por Paulo a retornar e completar a obra que começou (Vs.6)

Vs.7 e 8, porque você contribui? Por causa do devorador ou coisa parecida, porque seu Pr. Faz campanha ou por necessidade, quem sabe é porque está escrito, em fim se a causa é uma dessas acima citadas guarde seu dinheiro e aplique na poupança.
Contribua porque é certo, porque contribuir faz parte de ser cristão, Paulo disse:
- Não estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês... Contribua por amor.

Vs 11 e 12 Ele considera a capacidade contributiva: (...contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém, não de acordo com o que não tem...) Fique tranqüilo amigo, Deus conhece sua situação atual, não é IPTU, é oferta, é contribuição, se você tem convicção que foi o Senhor quem lhe disse a respeito de uma determinada oferta, Ele mesmo vai providenciar, mas por favor não se sinta pressionado ou tome alguma atitude baseada na pilha psicológica que esta recebendo, não faça voto de tolo, ainda mais nos dias de hoje pois não sei dizer qual das duas instituições parcelam em melhores condições para você se é a “próspera igreja” ou as casas Bahia, são tantas liquidações.

• O Vs 13, 14 e 15 tem de ser escrito porque é a parte principal.

(...Nosso desejo não é que outros sejam aliviados enquanto vocês são sobrecarregados, mas que haja igualdade. No presente momento a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que por sua vez a fartura deles suprirá a necessidade de vocês .Então haverá igualdade.Como está escrito(em ex 16:18): “Quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco”...)

Essa era a essência da igreja primitiva, não era Capitalista como a igreja de hoje, como disse em um dos post anteriores a igreja hoje parece mais com uma empresa do que com uma família, infelizmente a vaidade, grandiosidade e o amor pelo glamour estão cada vez mais presente dentro dos templos. Mas aqui , na igreja primitiva é como uma família, não tinha desigualdade, os apóstolos dividiam conforme a necessidade de cada um ( At 4: 32-35). Não havia ninguém querendo se aparecer mais com seus talentos.

Na época quem poderia pedir esmolas eram pessoas de deficiência física como aleijados, cegos etc. e quando eles pediam “esmolas” eles diziam TSEDACÁ que significa faz-me justiça, ou seja, você tem mais que eu: divide comigo? Não existe esmola no vocabulário judeu, existe justiça, tudo igual, existe Tsedacá , você pode perceber que esse era um atributo ao justo da época, havia um homem em Cesaréia chamado Cornélio...,ele e toda sua família eram piedosos e tementes a Deus, dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente...(At 10:1-2)

Em êxodo 16:18 os idosos não conseguiam recolher a mesma quantidade de maná que os jovens robustos, no entanto não havia desigualdade pois os jovens dividiam de forma que não faltava para ninguém.

É deprimente ver quanto as denominações estão cada vez mais lindas, bem estruturadas enquanto 65milhoes de brasileiros se alimentam de forma precária, mas talvez você diga: isto é responsabilidade do governo. Não, não é apenas do governo, mas os templos denominacionais de hoje estão mais preocupados em fazer crescer seu ministério frentes aos outros e não percebe o próprio irmão jogado as trouxas dormindo debaixo da marquiz de seu imóvel. Querem números, e não pessoas,

Quanto Contraste.
by davii

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótima postagem Davi!!Verdadeira e transparente!!Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olha Davi... Como diz aquela Música " To de cara com Voce" hehe Agora Sério.. o post ficou muitoo massa vou copiar(se vc autorizar) e guardar nos meus arquivos... Realmente foi algo bem transparente e REAL..
    Vou deixar aqui um trecho do livro "o Impostor que vive em mim"... Porque acredito que a realidade de hj, desde evangelho que está sendo pregado e da teorias de prosperidade estão intristecendo o coração do Pai.
    "Hoje o coração de Deus é uma ferida aberta de amor. Ele sofre muito por causa de nossa distancia e preocupação. Lamenta por não nos aproximarmos dele. Ressente-se de o termos esquecido. Pranteia por nossa obsseção por ABUNDANCIA e GRANDEZA. Ele anseia por nossa presença."
    Richard Foster

    AbraçÃo

    ResponderExcluir
  4. Ótimo!
    Bem e como tem parcelamentos.... Senhor onde vamos parar?!
    O que Cristo um dia fez no templo, de expulsar pessoas e seus pertences, fazendo de seu templo lugar de venda.... Ele, creio eu que nao faria NADA diferente nos dias de hj.
    Infelizmente...
    E não! Não é apenas obrigação do governo, e sim de cada um que se diz Cristão.
    Fala -se tanto de praticar o que aprende...
    Me perdoe... Mas onde estao as tais "Práticas"?

    ResponderExcluir